5 dicas de redação: como organizar a tua investigação

24-06-2022

 Uma boa investigação científica precisa ser meticulosamente planeada e, posteriormente, bem comunicada. Embora o processo de investigação tenha os seus méritos, sabemos que pode ser um desafio. Aqui estão cinco etapas para ajudar a organizar a tua investigação e tornar o processo geral de escrita mais eficaz.

1. Grava absolutamente tudo

Uma das partes mais importantes da organização é a documentação adequada. É por isso que este é o primeiro passo. Deves fazê-lo corretamente desde o início.

Obviamente, desejas citar as tuas fontes adequadamente, sempre que fizer referência a uma citação, pensamento ou ideia direta. Muitas vezes, isso envolve algo simples como, "De acordo com o Dr. António Nóvoa, da Universidade de Aveiro ...", ou Podes mencionar algo como: "No livro Investigação Qualitativa em Educação, de Bogdan e Biklen (1991)..."

A citação é ótima e deve ser utilizada para dar mais autoridade ao texto. E se, mais adiante neste artigo, quiseres mencionar outra ideia que o Dr. António Nóvoa mencionou na sua entrevista. Sabes onde encontrá-lo? Por acaso gravastes o URL do site? O que acontece se quiseres elaborar a ideia de Bogdan e Biklen? Sabes em qual página a citação original foi encontrada?

Sem registos adequados desde o início, é incrivelmente difícil voltar e organizar os teus pensamentos mais tarde. Portanto, aponta informações suficientes sobre todas as fontes que usas.

Isso não apenas ajudar-te-á a produzir o projeto de redação em questão, mas também com trabalhos semelhantes no futuro. Considera criar um banco de dados para rastrear todas as fontes que usas. Agrupa as fontes por tópico. Dessa forma, se precisares escrever sobre o mesmo assunto no futuro, já terás um grande armazém de possibilidades de pesquisa.

2. Esteja sempre pronto

A inspiração pode surgir nos momentos mais estranhos. Os dados de suporte podem ser encontrados em qualquer lugar. Esteja pronto para documentar essas revelações geniais quando as encontrar.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é ter ótimos aplicativos organizacionais ao alcance fácil o tempo todo. Atualmente existem excelentes aplicações organizacionais. Muitos são extremamente propícios à escrita - Evernote, Springpad, WorkFlowy e Sticky Notes são apenas alguns dos mais populares.

Podes facilmente anotar as tuas ideias à medida que elas surgem. Mais tarde, podes voltar e organizá-las. Muitos destas aplicações permitem pesquisar por tags ou palavras-chave. Isso facilita o agrupamento de ideias semelhantes.

3. Não descuida do teu objetivo

"Tese" pode parecer uma camisa de força. No entanto, a tese da tua escrita é simplesmente a ideia principal da tua composição. E toda boa composição deve ter uma.

Escolha a tua tese - ou ideia principal - com cuidado e defina um objetivo. De seguida, deixe-o dizer para onde levar a tua escrita. Se a tua tese é "Marketing de media social é uma perda de tempo", descarte a pesquisa que você fez sobre "Educação em tempos de COVID-19". Qualquer coisa que ameace colocar a tua escrita numa tangente, deve ser descartada agora.

4. Pega um papel em branco

A tua tese fornece a orientação geral para a tua escrita (artigo, dissertação ou tese). No entanto, não é capaz de produzir um plano para organizar as tuas ideias.

Atualmente, com a nossa dependência da tecnologia, a maioria dos escritores pula diretamente para a fase de tópicos. No entanto, há muito a ser dito para a «old school», técnicas mais simples. Muitas vezes, não podemos realmente visualizar para onde a peça final está indo com uma lista de factos e números. Em vez disso, podemos entender melhor o fluxo geral com um diagrama.

Desliga o computador e pega um bloco de desenho ou uma folha em branco. Coloca a tua tese no centro da página e, em seguida, descubra como conectar todas as tuas ideias de suporte. Usa círculos, setas, lápis de cor - o que precisares para descobrir para onde as coisas devem ir.

Não te preocupes - o teu desenho provavelmente se tornará uma confusão. Ninguém, a não ser tu, vai ver essa fase do processo de escrita, então não te preocupes se houver muitas coisas riscadas ou movimentadas. Bastas usar esse tempo para conectar ideias semelhantes.

5. Faz um esboço

Finalmente estamos a chegar ao ponto que muitos escritores colocam muito mais alto no processo de escrita. No entanto, se partires direto para esse estágio, não conseguirás concluir as outras etapas necessárias para um texto de qualidade.

Se esboças cedo demais, começas a pensar linearmente cedo demais. Certamente sentiras falta da maneira como as ideias podem ser entrelaçadas para fazer uma observação mais eficaz.

Usa o esboço para formular partes de informações específicas do tópico. Estes serão os teus subtítulos e o conteúdo de suporte. De seguida, divida as informações ainda mais para descrever cada parágrafo. Lembra-te de amarrar tudo de volta à tua tese (ou ideia principal).

Muitas vezes, os escritores descrevem primeiro o corpo do texto. A última etapa do processo de esboço é elaborar uma introdução e uma conclusão. É importante abordar esses parágrafos no estágio de descrição. Isso garante que apresentes as tuas descobertas de investigações/pesquisas de forma a atrair o leitor e fazer com que este tenha o desejo de seguir na leitura.

Durante o processo de estrutura de tópicos, certifica-te de fazer muitas edições. Se, em outros momentos do processo de organização, não tiveres eliminado pontos desnecessários adquiridos durante o processo de pesquisa, faça-o agora.

Inclua apenas as informações que melhor suportam o argumento que desejas criar. Truman Capote disse uma vez: "Acredito mais na tesoura do que no lápis". Leve as suas palavras ao coração.

Não renuncies ao processo de investigação apenas porque, às vezes, é um desafio organizar os teus pensamentos. Siga estas cinco dicas e terás um trabalho bem estruturado, baseado em pesquisa de excelência. Da nossa parte, desejamos que consigas ter a boa organização necessária para fazeres tudo o que precisas, com qualidade. Caso seja necessário algum apoio, estamos aqui para o que for necessário.

Bons estudos!

Saudações Académicas,

Profª. Drª. Daisy Vasconcelos

-----

Muito obrigada por teres chegado até aqui. O teu comentário e a tua partilha farão com que estas informações cheguem a um maior número de pessoas.

Se o teu trabalho científico está atrasado, aproveita essa fase de férias e coloca tudo em dia. Caso precises de apoio, temos uma equipa especializada que poderá ajudar-te nessa tarefa. Clique aqui, entre em contacto, e faremos um orçamento sem compromisso.

Nota: Este texto foi escrito segundo as regras ortográficas e gramaticais do Português Europeu pós-acordo ortográfico.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora